quarta-feira, 8 de abril de 2009

Windows 7 Starter (sim, terá!)

Acredite se quiser: não dá para mudar o wallpaper do Windows 7 Starter

Quando o Windows XP Starter Edition surgiu, ele tinha um foco bastante definido: ser a linha de frente da Microsoft na guerra contra a pirataria. Infelizmente o tiro saiu pela culatra, e ao invés de combater os Windows caolho/perna-de-pau/[insira seu trocadilho com pirata aqui], a única coisa que essa versão capada do sistema conseguiu foi obter um índice de rejeição incrível.

E não é para menos. As edições Starter, tanto do XP, quanto do Vista, são risíveis. Não tanto pela limitação de hardware, algo que faz sentido dado o foco nas camadas mais pobres da população, mas sim pelas limitações dentro do sistema. Três aplicações rodando simultaneamente? Nem o Windows 95 tem algo do tipo…

No Windows 7, a edição Starter continuará presente. Só que agora o foco é outro: netbooks. E a área de atuação também: ao invés de ser comercializado apenas em mercados emergentes, o Windows 7 Starter Edition estará disponível no mundo inteiro. (Talvez o reforço mundial no coro de críticas faça a Microsoft abrir os olhos.)

Epic FAIL à vista, sem dúvidas. E não bastassem as irritantes limitações herdadas do Vista Starter, o Windows 7 Starter tem uma nova: a impossibilidade de trocar o wallpaper. A opção sumiu do menu de contexto do desktop, e via programas convencionais, como o Windows Live Photo Gallery, a opção de alterar o wallpaper não funciona.
Nada de trocar o wallpaper no Windows 7 Starter.

Quem descobriu essa “feature” foram Rafael Rivera e Paul Thurrott, enquanto testavam a build 7068, que, através de um hack simples na imagem do sistema, dá acesso a todas as edições (SKUs). O wallpaper é o velho conhecido dos testadores das outras edições e builds, porém apenas o peixinho Beta está colorido; o fundo ganhou um ar fúnebre p&b.

O Rafael descobriu como mudar o wallpaper, através de métodos pouco ortodoxos:

* Com privilégios administrativos, substitua o wallpaper padrão, no seguinte local: %windir%\web\wallpaper\windows\img0.jpg;
* user um software de terceiros para trocar o wallpaper (e não é garantido que ele conseguirá “salvar” a configuração após um reboot).

É uma versão de testes, e pode ser que mude até a versão final. Mas, caso isso se mantenha no RTM, será, no mínimo, inacreditável. Sei que é um detalhe bobo, mas a própria Microsoft, através de seus estudos de telemetria, constatou que trocar o wallpaper é a personalização mais feita por usuários do Windows. Tirar isso da versão mais básica do Windows seria muita canastrice - mais do que as próprias edições Starter.

Lamentável...

Nenhum comentário:

Postar um comentário